"Dedicado à promoção e treino canino da raça Rottweiler e demais raças de cães ."

Cláudio Nogueira

Agradecimentos

Referência a todos os que tive o privilégio de conhecer e que direta ou indiretamente colaboraram na promoção da raça Rottweiler em Portugal.

A todos os que tive o previlégio de conhecer

Acredito que qualquer resultado individual é fruto de um trabalho de equipa. A colaboração direta ou indireta de terceiros é fator determinante para individualmente se evoluir.

Neste espaço, gostaria de referenciar algumas pessoas ou entidades que marcaram aquele que tem sido o meu percurso em torno da fantástica raça Rottweiler.

Começando pelo princípio, será incontornável deixar de mencionar o Afixo Lucamar e por inerência, Fernando Lucas Martins. Afinal, foi a partir deste Afixo e do seu responsável que iniciei em definitivo o contacto com a raça Rottweiler.
Fernando Lucas Martins, na vertente da criação e morfologia, será por certo uma das pessoas mais conhecedoras da raça Rottweiler em Portugal. Além fronteiras, a sua reputação como Juiz especialista da raça Rottweiler, é inquestionável.

Teste de caracterPanzer













Quai de Lucamar (Panzer) e Vilky de Lucamar (Stuka), cada um com uma identidade muito própria, foram dois exemplares que jamais poderei esquecer. Ambos foram impulsionadores e responsáveis pela admiração que hoje tenho pela raça Rottweiler, bem como pelo percurso inicial desenvolvido em torno da mesma.

Numa fase inicial de aprendizagem com a raça a raça Rottweiler, sem grandes apoios e conhecimento do meio, cheguei à primeira escola de treino que frequentei: A Agidog. Foi neste lugar que conheci o treinador Alves, a quem devo a dedicação que colocou em torno do meu primeiro Rottweiler. Igualmente, não posso deixar de referir o treinador Amândio o qual, desde sempre se mostrou colaborante, abrindo as portas da Agidog a eventos relacionados com a raça Rottweiler.

AgidogAgidog











O entusiasmo crescente em torno do Rottweiler e do seu treino fez com que procurasse novos horizontes. De forma inesperada, veio acontecer. Conhecia, Júlio Silva a Ana Santos.
A primeira “consequência” deste encontro foi o desafio que me foi colocado para apresentar os meus Rottweilers Panzer e Stuka a uma prova de BH ( Cão de companhia ). Será sempre um “episódio” e uma fase que jamais esquecerei.
Iniciei o contacto com metodologias de treino bem diferentes das que até então havia conhecido. Não menos importante, o BH, tratou-se da minha primeira prova oficial, onde os nervos estiveram à flor da pele.


Neste período, conheci igualmente Rodrigo Portela, pessoa que de forma incansável colaborou e incentivou os meus treinos no fim-de-semana que antecedeu a bem sucedida prova de BH. Recordo, como fiquei impressionado. Em apenas um fim de semana, a minha visão sobre o conceito de treino canino, mudava radicalmente.

Júlio Silva, foi a pessoa que me encaminhou, abriu portas, ensinou e ajudou a evoluir em grande parte do trajeto percorrido ao longo de vários anos. Na vertente dos cães de trabalho, por diversas vezes, contribuiu para os resultados obtidos pela raça Rottweiler em Portugal. Por este facto, não só em termos pessoais mas também como admirador da raça Rottweiler, tenho que o reconhecer e agradecer. Obviamente, ao grupo designado como “Grupo do Cartaxo”, a todos os seus elementos, fica também aqui o meu reconhecimento e agradecimento.

Julio Silva e ArtyJulio Silva e Arty













Gostaria de deixar uma palavra de apreço para o Hugo Rafael do Clube Cani Lupus,  pela colaboração pontual no treino do meu Rottweiler e pelo incentivo que sempre deu para continuar o meu percurso como praticante de RCI. Uma pessoa a quem pessoalmente reconheço competências no treino canino e a quem espero que o futuro traga os resultados desportivos desejados.

Hugo Rafael e ArtyHugo Rafael e Arty













Pelas suas convicções, pelo seu valor profissional, pela forma como representa a raça Rottweiler, será também importante referir o nome do belga Ismael De Vos. As suas presenças em Portugal inerentes aos seminários realizados, convenceram e motivaram aqueles que também acreditam no Rottweiler como cão de trabalho. Eu não fui a exceção.

Ismael e ArtyIsmael e Arty












Em outras circunstâncias, por intermédio de Júlio Silva, conheço em Portugal o belga Jan Galant. A sua experiência e dedicação, dotada  de um verdadeiro espírito de ajuda, não me deixaram indiferente. Atributos que se refletiram nos excelentes resultados práticos que obtive, sempre que tive o privilegio de usufruir do seu trabalho como figurante.

Jan e ArtyJan e Arty












Igualmente, por intermédio de Júlio Silva, tive a oportunidade de conhecer Eugene e esposa, a quem agradeço o seu apoio e hospitalidade aquando me desloquei pela primeira vez à Bélgica para realizar uma prova de trabalho. Situação que se viria a repetir quando mais tarde regressei à Bélgica. São atitudes que me sensibilizaram, não podendo por isso, deixar de as mencionar.



Ildeberto - Dog Center


Referia também o Ildeberto Ferreira do Clube Povoa Dog Center por quem sempre tive estima e admiração pelo trabalho desenvolvido em torno do Mondioring. Este clube, embora numa área de atuação diferente da minha, sempre que solicitado, colaborou em iniciativas conjuntas. Tal facto, leva-me agradecer e a desejar os maiores sucessos desportivos.





Ricardo Silva

Um abraço muito especial ao Ricardo Silva, pela consideração e apoio que sempre disponibilizou em momentos mais conturbados. É com grande satisfação pessoal que vejo o Ricardo com um exemplar do afixo Quinta do Negrelho.







Claudia Miranda e Baly



Uma palavra de apreço para a Cláudia Miranda, pela persistência colocada no trabalho com o seu Rottweiler Baly da Quinta do Negrelho, o qual contribuiu na sua globalidade para os objetivos do Afixo Quinta do Negrelho. A aprovação no grau III de RCI e a participação no campeonato do mundo de Rottweilers (IFR), são exemplo disso.




Benji e Nuno


Um agradecimento muito especial ao Nuno Rodrigues pelo titulo de BH obtido com Benji da Qta. do Negrelho, que comprova, o grande empenho colocado na educação, sociabilização e treino do seu Rottweiler. Parabéns!...e muito obrigado.






Ricardo jesus


Seria incontornavel, não deixar um agradecimento a Ricardo Jesus por toda a confiança e disponibilidade para colaborar na promoção da raça Rottweiler. Igualmente, agradeço a sua dedicação e sentido de responsabilidade enquanto dententor de exemplares da raça Rottweiler.










Por fim, mas não menos importante, deixava aqui também um abraço muito especial às pessoas que acompanhei na preparação dos seus cães para provas de BH, cujo o interesse e dedicação me impressionaram. Destes projetos, nasceram saudosos amigos e “novos” cães.





Termino, agradecendo a todos que à sua maneira e das formas possíveis, ajudaram ou continuam a ajudar para que possa dar o meu contributo na promoção responsável da raça Rottweiler.


"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."

Confúcio








Cláudio M. Nogueira

Amigo do Rottweiler ...e não só!