"Dedicado à promoção e treino canino da raça Rottweiler e demais raças de cães ."

Cláudio Nogueira

Percurso

Cláudio Nogueira - Criação, Desporto e outras iniciativas

Criação, Desporto e Iniciativas diversas

1999
Adquiro o primeiro exemplar da raça Rottweiler, Quai de Lucamar.

2000
Adquiro o segundo exemplar da raça Rottweiler, Vilky de Lucamar.

PanzerStuka










Panzer ( Quai de Lucamar )                                   Stuka ( Vilky de Lucamar )

2001
Ano em que realizo um primeiro balanço sobre as dificuldades encontradas enquanto detentor de exemplares da raça Rottweiler. O conhecimento sobre questões comportamentais e funcionais do Rottweiler, era escasso. Principalmente, no seio da própria raça.

2002
Influenciado pelo entusiasmo do canil Lucamar e ainda na procura de um conhecimento mais aprofundado sobre a raça Rottweiler, é realizado um primeiro beneficiamento com Vilky de Lucamar, o qual acabou por dar origem ao Afixo Quinta do Negrelho.

Ninhada - StukaCachorro - Stuka











2003
Ano que consolida, em termos pessoais, o ponto de viragem numa abordagem séria e rigorosa em  torno da raça Rottweiler. Novos caminhos tiveram que ser desbravados, contrariando uma realidade pouco abonatória (na minha opinião) para a raça Rottweiler em Portugal. Infelizmente, o futuro veio confirmar e  “cobrar” os excessos de terceiros e respetivos interesses comerciais em torno da raça Rottweiler.

Realização da prova de cão de companhia ( BH ) com os exemplares Quai de Lucamar (Panzer) e Vilky de Lucamar (Stuka). Numa vertente prática, eram dados os primeiros passos na sensibilização para a importância da sociabilização e treino de um Rottweiler.

Prova de BH - PanzerProva de BH - Stuka












Prova de BH - Panzer                                      Prova de BH - Stuka

2004

Prova de BH - Arty



Arty da Quinta do Negrelho, com apenas 15 meses de idade, realiza a prova de cão de companhia ( BH ). Era quebrado o “mito” no seio da raça Rottweiler e no âmbito da realidade portuguesa que um Rottweiler necessitaria de anos treino para a obtenção de tal titulo.
 
 
 
 
 
 

 
 
Vilky de Lucamar ( Stuka ) realiza a Prova Básica do CPC ( iniciação ao RCI ).

A convite da APO / ADEPCIL, Vilky de Lucamar ( Stuka ) participa numa sessão de terapia com crianças dotadas de necessidades especiais ( trissomia 21 ). Esta iniciativa da APO teve cobertura da estação de televisão SIC.
 
2005
Vilky de Lucamar ( Stuka ) obtém o titulo de RCI I. Este facto, na altura, faz de Vilky a primeira cadela Rottweiler, nascida em Portugal, a obter um titulo de trabalho.

Arty da Quinta do Negrelho realiza com sucesso a prova básica do CPC (Prova de introdução ao RCI).

Prova de Basic - Arty Prova de RCI - Stuka










Prova de Basic ( Pistagem ) - Arty                       Prova de RCI (Defesa) - Stuka

Em Abril de 2005, nasce a segunda ninhada sob o Afixo Quinta do Negrelho, fruto da qual se destacaram os exemplares Benji da Quinta do Negrelho e Baly da Quinta do Negrelho.

Benji - Quinta do NegrelhoBaly - Quinta do Negrelho











Benji da Quinta do Negrelho 
                              Baly da Quinta do Negrelho

Ainda neste ano, organizo e participo no Seminário de Trabalho com o belga Ismael De Vos.

2006

No primeiro troféu do Boxer Clube de Portugal, Arty da Qta. do Negrelho, obtém o seu primeiro título de RCI (Nível I), classificando-se em segundo lugar a par de conseguir a melhor obediência.


Neste ano, organizo e participo no segundo Seminário de Trabalho realizado em Portugal com o belga Ismael De Vos.

Lamentavelmente, neste ano Bora Bora da Quinta do Negrelho, cachorro que havia selecionado para dar continuidade ao trabalho desportivo em torno da raça Rottweiler, morre inesperadamente, vitima de um pico de calor. Exemplar com particularidades muito interessantes, deixou uma tristeza profunda na minha pessoa sendo também um rude golpe nos objetivos traçados.





Em Novembro do mesmo ano, Arty da Qta. do Negrelho, obteve na Bélgica (Waregem), o seu segundo título de trabalho, qualificando-se com sucesso na prova de GHP II. Uma vez mais voltou a obter a melhor obediência e um segundo lugar.
 


2007
A 28 de Janeiro de 2007, Arty da Qta. do Negrelho participa no campeonato de pistagem grau II, obtendo a pontuação de 85 pontos em 100 possíveis.


Em Março do mesmo ano, Arty da Quinta do Negrelho, obtém o Grau III de RCI.

 
No mês seguinte, Arty participa na VII Taça de Portugal de RCI. Desta feita, Arty quebra a ausência de vários anos da raça Rottweiler neste tipo de evento.

NOTA: Na época 2007/2008, Arty da Quinta do Negrelho, classifica-se em segundo lugar no Ranking Nacional de RCI.


2008
Em Janeiro de 2008, o Afixo Quinta do Negrelho, coloca três Rottweilers em prova no III Troféu de RCI do Rottweiler Clube de Portugal. Dois exemplares em RCI e um exemplar  na prova de BH ( Cão de companhia ).


 


Em Agosto de 2008, Arty da Quinta do Negrelho, a convite da GEOCM realiza na Região Autónoma da Madeira ( Funchal ) uma ação de desmitificação da perigosidade da raça Rottweiler. Incluido nesta ação, teve também a presença do Rottweiler Arty numa escola secundária de Santa Cruz.

Jardins do Lido
Ainda em 2008, o Afixo Quinta do Negrelho, é o primeiro afixo de criação de Rottweilers em Portugal a colocar dois cães no grau III de RCI. Não menos importante,  Baly da Quinta do Negrelho, é o primeiro Rottweiler nascido em Portugal a representar o nosso país na IFR, nomeadamente, no campeonato do mundo de Rottweilers de trabalho.

IFR 2008 - Baly

2009

No inicio de 2009, Baly da Quinta do Negrelho dá o seu contributo ao anúncio publicitário do novo SEAT Exeo.

Arty da Quinta do Negrelho, devido a sucessivos problemas de saúde, esteve impedido de competir.

2010
Em Março de 2010, Arty da Quinta do Negrelho, participa no troféu de RCI promovido pelo Lucky Clube. Apresentando-se no grau III, Arty obtém as pontuações de 94 pontos na disciplina de Obediência e 93 na disciplina de Defesa. Este facto contribuiu para que a raça Rottweiler arrecadasse os troféus de melhor obediência e melhor defesa.
 


Em dezembro do mesmo ano e com oito anos de idade, Arty da Quinta do Negrelho realiza a sua ultima prova de RCI, colocando um ponto final na sua carreira desportiva.



2012
Em Março, Arty da Quinta do Negrelho é convidado a realizar uma demonstração de obediência no evento Pet Festival, promovendo simultaneamente uma ação conjunta com crianças.


Em Maio de 2012, realizam-se em eleiçoes no Rottweiler Clube de Portugal, das quais resulta a minha eleição para presidente da direção, cargo que atualmente desempenho.

Ainda no mês de Maio, participo no Seminário de Pistagem, o qual foi da responsabilidade de Julio Silva.

Em Agosto de 2012, Arty da Quinta do Negrelho, participa em duas demonstrações de obediência no Algarve com o objetivo de promover de forma positiva a imagem da raça Rottweiler.

Rottweiler - Fatacil
 
Em Setembro de 2012, assisto em Barcelona, a um Seminário de Trabalho com Bart Bellon.
 
Bart Bellon
 

Com a realização do evento Rottweiler – Open Day, Arty, dá o seu contributo numa demonstração prática da prova de BH ( Cão de companhia ) e na promoção da modalidade de RCI. Neste evento, Arty despediu-se de toda e qualquer atividade publica inerente à promoção do Rottweiler.

Rottweiler - Open Day
Durante o ano de 2012, foram realizadas duas ações de sensibilização, designadas Fórum Amigo do Rottweiler ...e não só!, com o objetivo de promover a detenção responsável de um cão ( de raça ou sem raça definida ) bem como a sua correta educação, sociabilização e treino.

Forum Amigo do Rottweiler


2013
Em Fevereiro, através da Comissão de Trabalho do Rottweiler Clube de Portugal, organizo e participo no Seminário de IPO da responsabilidade de Dani Ruano.

Seminario com Dani Ruano
Em Março de 2013, continuando a aposta na formação, desloco-me à Holanda para participar em mais um Seminário de Trabalho ( IPO ), desta feita com o ex-campeão do mundo de Rottweilers, Ismael De Vos. 



Em Maio de 2013, é lançado o novo site Amigo do Rottweiler ...e não só! renovando a sua imagem gráfica, maior compatibilidade com plataformas móveis e, não menos importante, atualizando conteúdos.
 
Igualmente, no mês de Maio de 2013, o Afixo Quinta do Negrelho passa a ser detentor da Permissão Administrativa para o alojamento de Hospedagem com fins lucrativos destinado à reprodução e criação de animais potencialmente perigosos.

Canil Quinta do Negrelho
 

Entre o final de Maio e o inicio de Junho, participo na Madeira em um novo seminário ministrado por Daniel Ruano. Um seminário de âmbito restrito com o objetivo de abordar temáticas especificas relacionadas com a modalidade de IPO.
 
Cláudio Nogueira - Daniel Ruano
  
3 de Junho de 2013, será um dia que me marcará para sempre. Arty da Quinta do Negrelho sucumbe à doença que nos últimos meses o perseguia. Chegavam ao fim dez anos e meio de grande cumplicidade e amizade com aquele que para além de grande companheiro foi uma bandeira na promoção da raça Rottweiler em Portugal.
 
Arty da Quinta do Negrelho
 
Na mesma semana que Arty da Quinta do Negrelho "partia", chegava Markus Beatelke ( apelidado de Skype ). Um Rottweiler importado da Holanda com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de promoção da raça Rottweiler. Uma decisão, por razões de ordem diversa, muito ponderada. Vamos ver o que o futuro nos reserva.
 Cláudio Nogueira - Skype

Em Setembro de 2013, participo no evento promovido pelas Edições KNS e a Escola de Treino Canino It's All About Dogs, o qual contou com duas Palestras inerentes ao Adestramento moderno / Treino Positivo, as quais foram da responsabilidade de Cláudia Estanislau e Karen Pryor.
 

Em Outubro de 2013, confirma-se o pior. Skype, tem distúrbios de visão e uma cegueira parcial. A gestão do treino e a interacção com o cão passou a ser uma nova experiência. Esta dolorosa realidade arreda a possibilidade do Skype participar em qualquer prova de RCI/IPO. Novos objectivos tiveram que ser delineados. Assim, o que seria um "passeio no parque”, a prova de BH ( cão de companhia ) passou a ser um dos grandes objectivos atingir. Exercícios em que o Skype tenha que ficar sozinho ( Deitado sob distracção, Sentar/Deitar e ficar, chamada à distancia ) estão a ser difíceis de executar. 

Apesar das dificuldades, continuamos juntos a divertimo-nos e a treinar.


Em Janeiro de 2014, Skype dá o seu contributo ao RCP, estando presente no seu stand do PetFestival.

PetFestival
 

Em Abril de 2014, com o objectivo de consolidar conhecimentos relacionados com aprendizagem de um cão e a sua integração em sociedade, concluo através da Academia Karen Pryor a formação Puppy Start Right.  Esta formação, igualmente, certifica instrutores para ministrar aulas de sociabilização destinadas a cachorros. 

Ministrado por Debbie Martin, RVT, VTS (Behavior).

Certificado

Em Maio de 2014, sempre com o objectivo presente de consolidar conhecimentos relacionados com aprendizagem de um cão, comportamento e o seu treino, concluo através da Academia Karen Pryor a formação Dog Trainer Foundations.


Diploma

Este é o resumo de um trabalho sério e rigoroso que teve e terá sempre o objetivo de em Portugal, credibilizar e reabilitar a raça Rottweiler na sua globalidade, respeitando a sua morfologia, saúde, temperamento e carácter. Não menos importante, desenvolver ações pedagógicas junto de atuais e futuros donos de cães, no geral.

 
Cláudio M. Nogueira
Amigo do Rottweiler ...e não só!