"Dedicado à promoção e treino canino da raça Rottweiler e demais raças de cães ."

Cláudio Nogueira

Sobre

Informações diversas sobre o autor do projeto Amigo do Rottweiler

Cláudio M. Nogueira

O meu nome é Cláudio Nogueira, nasci em Portugal, mais concretamente na cidade de Lisboa, no ano de 1968. 

Claudio Nogueira
O gosto e o desafio colocado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação conduziram-me, desde 1987 aos dias de hoje, a uma carreira profissional e ao desenvolvimento de competências em áreas como a Gestão de Sistemas, Desenvolvimento de Software, Análise de Sistemas,  Consultoria Técnica/Comercial, Formação entre outros.

Uma visão colaborativa, aliada a um forte espírito de equipa, foram aspectos fundamentais para uma evolução na carreira, assumindo com naturalidade a liderança de projectos e equipas multidisciplinares.



Esta experiência, desenvolvida em empresas como a NIXDORF, IBM, PETROGAL, BCI, IEFP, RED, MAPFRE, Banco FINANTIA / SOFINLOC, GRUPO OCEANICO, grupo SONAE, ESCOM, JANELA DIGITAL ( Casa Sapo - Grupo PT ) entre outras, permitiram aliar a experiência técnica e profissional aos mais diversos sectores de actividade.

Uma vasta experiência, sempre suportada por uma formação continua e direccionada em função das necessidades profissionais.

A pressão, a responsabilidade e todo o stress que acompanhava o meu dia-a-dia, levou a que tomasse a arrojada decisão de deixar a capital e rumar à região Oeste de Portugal. Esta decisão veio permitir a concretização de um antigo sonho: Adquirir um Rottweiler.

Após a consulta de literatura e visionamento de vários vídeos sobre o Rottweiler, o interesse real apoderou-se de mim. Posteriormente, após alguns contactos directos com exemplares da raça, a decisão ficou tomada. O Rottweiler, seria o meu futuro cão de companhia.

A raça Rottweiler é hoje a minha raça de eleição. Sendo uma raça ancestral, a sua história, a sua origem, não é totalmente clara. O “mistério” em torno das origens do Rottweiler, a sua polivalência, despertou em mim grande curiosidade. Na altura, estava longe de vislumbrar o quanto esta decisão iria mudar a minha vida.

Hoje, mais do que nunca, posso afirmar que uma das minhas paixões são os cães. Sem dúvida animais de grande nobreza. Animais que nos ensinam o sentido da humildade, da lealdade e da devoção.

Sobre o projeto Amigo do Rottweiler

Ao aspeto “rude” do Rottweiler está associado uma beleza impar, um temperamento e caráter sem precedentes.

Cláudio e Panzer

Infelizmente, as características da raça Rottweiler e a sua polivalência enquanto cão de trabalho, quando geridas de forma errónea, podem ser causadoras de graves problemas.
Esta realidade, aliada ás dificuldades iniciais que no passado senti enquanto detentor de um Rottweiler, levou à criação do projeto Amigo do Rottweiler.

O projeto Amigo do Rottweiler, desde o seu inicio, tem como prioridade ajudar atuais e futuros detentores de um Rottweiler, sensibilizando para os seus deveres e obrigações, ao mesmo tempo que pretende deixar uma imagem credivel, verdadeira e em consonância com a realidade da raça Rottweiler.

A credibilidade e o sentido de responsabilidade associados ao projeto Amigo do Rottweiler, permitiram aumentar em grande escala a sua visibilidade. Este facto, acabou por ser transversal às demais raças de cães, levando em 2009 o projeto a ser rebatizado como “Amigo do Rottweiler…e não só!”.


Sobre o Afixo Quinta do Negrelho

Com a passagem dos anos e com um entusiasmo crescente em torno da canicultura, foi com naturalidade que acabei por ser conduzido a um percurso para além de um “simples” proprietário de um Rottweiler.

Num curto mas sério percurso como criador da raça Rottweiler, sob o afixo Quinta do Negrelho, o rigor esteve sempre presente. O cumprimento com o estalão da raça e as normas de criação baseadas no modelo imposto pelo clube alemão ADRK, foram uma prioridade.

Cachorros Rottweiler

Não menos importante, a criação pontual e residual, permitiu sempre o planeamento atempado dos beneficiamentos realizados e a escolha cuidada dos futuros proprietários de exemplares da raça.

Sobre a promoção da raça Rottweiler

A minha dedicação à raça Rottweiler e aos cães em geral contribuíram para vir a ser responsável por inúmeras ações de sensibilização junto da opinião pública, muitas vezes, com a cobertura dos órgãos de comunicação social (TV, Rádio, Imprensa escrita). Estas ações visam promover os deveres e obrigações dos detentores dos cães, bem como a importância de uma correta Educação, Socialização e Obediência na vida de um cão.

Entrevista TVI

A presença regular em revistas nacionais canicultura ( “Os Nossos Cães” - “Cães & Companhia”), através de artigos escritos sobre a raça Rottweiler e sobre os cães em geral, contribuiram e tem contribuido, de forma complementar, para a promoção responsável dos deveres e obrigações dos detentores de cães.

A aposta séria na promoção da raça Rottweiler, quer como cão de companhia quer como cão de trabalho, chegou além fronteiras. Atualmente, colaboro com a revista canadiana “The Total Rottweiler Magazine”, publicando artigos de minha autoria relacionados com o treino do Rottweiler e com a atividade da raça no nosso país.

Ainda no âmbito da raça Rottweiler, num momento conturbado e de inércia na defesa da raça em Portugal foi por mim fundada a Associação Amigo do Rottweiler. Entidade que institucionalmente permitiu defender durante aproximadamente uma década os verdadeiros interesses do Rottweiler em Portugal.

Em Maio de 2012, fui proposto e eleito presidente do Rottweiler Clube de Portugal com o objetivo de promover a sua reabilitação. Não menos importante, continuar a defender os interesses do Rottweiler em Portugal. Cargo que ocupo até à presente data.

Sobre o momento atual

O projeto Amigo do Rottweiler…e não só! continua vivo e de saúde, assim como o meu empenho na sua promoção e atividades inerentes. Estas ultimas, estarão sempre ligadas a ações de formação e sensibilização junto de atuais e futuros proprietários de cães ( todas as raças ).



Forum Amigo do Rottweiler

Mais informações sobre o meu trabalho e sobre o projeto Amigo do Rottweiler...e não só!, podem ser consultados em:

facebook - Página pessoal
https://www.facebook.com/claudio.nogueira

facebook - Amigo do Rottweiler ...e não só!
https://www.facebook.com/pages/Amigo-do-Rottweilere-n%C3%A3o-s%C3%B3/169039298610

Youtube
www.youtube.com/user/cnogueira

Vimeo
https://vimeo.com/channels/530181

Amigo do Rottweiler ...e não só! - TV
http://vimeopro.com/claudionogueira/amigo-do-rottweiler-tv

Meo Kanal
http://kanal.pt/332097

Cláudio Nogueira
Amigo do Rottweiler ...e não só!