"Dedicado à promoção e treino canino da raça Rottweiler e demais raças de cães ."

Cláudio Nogueira

Pré-Escola

"Puppy Start Right"
( Pré-Escola para cachorros ) 

INTRODUÇÃO

O abandono de cães continua a ser uma triste realidade em Portugal. Uma realidade que se estende além fronteiras.

Estudos realizados sobre as causas que levam à rejeição de cães, apontam para cerca de 4 milhões de cães abandonados por ano, onde 50% destes cães acabam por ser eutanasiados.  As principais causas de rejeição ( cerca de 30% ) de um cão estão directamente relacionadas com problemas comportamentais os quais desgastam o vinculo entre o dono e o seu cão. 

Puppy Start Right 

O QUE É O PROGRAMA "PUPPY START RIGHT"?

O Programa "Puppy Start Right" trata-se de um periodo de Pré-Escola para cachorros que é composto por uma sessão teórica e por quatro sessões práticas. 

NOTA: A sessão teórica ( sem cachorro ) poderá ser realizada presencialmente ou via Web.

A QUEM SE DESTINA?

A todos os membros de uma família que diariamente lidem com o cachorro da casa. No caso do cachorro, este deverá frequentar a pré-escola entre as 7 e 12 semanas de idade. Desta forma, apesar de não ter completado o protocolo de vacinação, o cachorro poderá ser socializado de forma controlada e supervisionada.
O periodo recomendado para estas sessões, coincide com o a fase secundaria de socialização de um cachorro a qual é de extrema importancia para a vida futura do mesmo.  

NOTA: No mínimo, o cachorro, de acordo com o protocolo de vacinação ( em curso ), deverá ter sido vacinado nos últimos dez dias antes de iniciar as aulas.

PORQUÊ FREQUENTAR?

Um dos maiores benefícios de frequentar e incentivar ( através das Clinicas Veterinárias ) a participação nas sessões da pré-escola para cachorros é diminuir a taxa de rejeição de cães prevenindo proactivamente problemas comportamentais que levam ao abandono de um cão.

ONDE SE REALIZAM?

As sessões da Pré-Escola para Cachorros ( Puppy Start Right ) devem ser realizadas em locais preparados para o efeito. Zonas interiores, acesso controlado e de fácil higienização são requisitos obrigatórios. As sessões podem ser realizadas em parceria com Clínicas Veterinárias / Hospitais Veterinários onde a própria infraestrura destas entidades poderá ser usada para o efeito. Outros locais que reúnam as condições mencionadas poderão ser igualmente utilizados. 

NOTA: Actualmente, o Grupo de Treino Canino Amigo do Rottweiler...e não só! dispõe nas Caldas Da Rainha de instalações adequadas à realização de aulas para cachorros.

QUANDO SE REALIZAM?

As sessões da Pré-Escola para Cachorros ( Puppy Start Right ), serão realizadas em função de marcação prévia e através dos contactos disponibilizados neste site. Igualmente, estas sessões poderão ser realizadas em parceria com Clinicas Veterinárias / Hospitais Veterinários.

NOTA: Dono de um cachorro ou responsável por uma Clinica Veterinária, não hesite em contactar ( 91 6471181 ) para saber mais informações (Datas, entre outros). 

COMO SE REALIZAM?

As quatro sessões práticas ( 1h por cada sessão ) são antecedidas de uma sessão teórica ( 1h ). A sessão teórica será uma acção de sensibilização sobre as boas práticas a adoptar com um cachorro e a apresentação do programa prático que será dividido em quatro sessões. A vertente prática irá consistir na interacção supervisionada dos cachorros entre si e entre pessoas. Igualmente, servirá para apresentar o cachorro de forma controlada a diversos cenários como por exemplo o manuseamento do seu corpo por um humano, sons, objectos diversos ( exploração ), etc.

QUEM É O FORMADOR?

As sessões "Puppy Start Right" são da responsabilidade de Cláudio Nogueira ( consultar neste site o menu Autor ) que conduzirá estas sessões em consonância com as recomendações e boas práticas da Academia Karen Pryor onde realizou um programa de formação especificamente para este tipo de inicitativa. Não menos importante, Cláudio Nogueira, acumula mais de uma década de experiência prática no treino canino ( Vertente de cão de companhia / Vertente Desportiva ) a qual foi sempre complementada com formação realizada a nivel nacional e internacional.

Diploma Karen Pryor

A terminar fica um conselho sobre aquele que deve ser o relacionamento de um cachorro com o seu médico veterinário:

Amigo do Rottweiler ...e não só!